Onde há fumaça…

Há cerca de dez dias o prédio Grenfell Tower pegou fogo aqui em Londres. O incêndio, que começou no quarto andar e se alastrou pelo prédio de 24 andares rapidamente, não deu muita chance para quem morava nos andares mais altos do prédio e muita gente perdeu suas vidas.

O caso chamou a atenção da cidade toda, que começou a se perguntar se seus prédios, a maioria antigos, estão preparados para um caso de incêndio.

Meu apartamento tem dois alarmes de incêndios: um na sala/cozinha (é uma cozinha aberta integrada com a sala) e outro no corredor principal, na frente da porta de meu quarto.

Isso adicional aos alarmes de incêndio das áreas comuns do prédio.

Nesses 15 meses que estamos alugando o apartamento, nossos alarmes já foram inspecionados uma vez e os responsáveis voltarão a cada ano. Está em nosso contrato de aluguel.

Eu não me lembro de ter alarmes de incêndios em meu apartamento no Brasil. Ou no da minha mãe. Só nas áreas comuns do prédio. No sítio do meu pai eu tenho certeza que não tem…

Ter alarmes de incêndio dentro de casa já é uma cuidado maior do que eu estava acostumada no Brasil. Mas ainda assim não me parece que é suficiente.

O incêndio foi causado por uma falha em uma geladeira. Ano passado outro incêndio, de menores proporções, na mesma região, foi causado por falhas em uma máquina de secar roupas.

Quando observo as causas desses incêndios, minha preocupação passa a ser outra.

Pois colocar mais alarmes de incêndios, me deixar ciente das minhas rotas de fuga e etc, são ações que só vão me proteger de um incêndio já iniciado. E quais serão as medidas para se evitar que um incêndio se inicie?

A grande maioria dos apartamentos de Londres são alugados mobiliados e com todos os eletrodomésticos. Por conta disso, nós, locadores, ás vezes não sabemos a “procedência” da máquinas de lavar louça, da máquina de lavar e secar roupa, da geladeira, do freezer, do cooktop, do forno… ah, e nem sempre recebemos instruções de como usá-los.

Também temos combinações perigosas, como prédios velhos com eletrodomésticos novos e potentes conectados aos nossos velhos sistemas e redes de energia.

Eu sei que identificar, reportar o fogo e combatê-lo é super importante, não estou negando esse fato. Mas eu preferia que os esforços incluíssem formas de prevení-los com mais eficácia.

Enquanto eu não vejo nenhuma movimentação nesse sentindo – como obrigar os locadores a nos fornecer manuais, instruções e informações técnicas dos eletrodomésticos – eu sigo só usando a secadora de roupa quando estou casa.

Pequenas neuroses da vida moderna.

Deixe um comentário

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

