Rotina de trabalho

A rotina de trabalho aqui em Londres é bem interessante.

Nosso contrato é de 7 horas por dia, 35 horas por semana. Das 9 da manhã as 5 da tarde. Posso trabalhar de casa até duas vezes por semana. Marcos também pode trabalhar de casa, mas a rotina dele é mais pesada, ele quase nunca usa esse privilégio.

O pessoal evita ficar fora da mesa de trabalho por muito tempo. Se a reunião está agendada para meia hora, ela durará 25 minutos, com cinco minutos para A.O.B. (“Any Other Business” – ou qualquer assunto adicional à agenda estabelecida).

O almoço é rápido – e na mesa do trabalho, na maioria das vezes. É comum o pessoal trazer comida de casa. Mas a outra alternativa é buscar uma “marmitinha” em algum “fast” lugar ou no supermercado mais próximo e voltar para comer no escritório – ou sentado na grama, se estiver sol (sim, faz sol em Londres).

Diferente dos nossos costumes brasileiros, não tem cafezinho depois do almoço. E nem uma passadinha rápida no banheiro para escovar os dentes. Você aqui é pago para trabalhar e não para perder tempo com sua higiene!

Quando o relógio bate as 5p.m., a grande maioria deixa o escritório, feliz da vida e sem culpa. Os destinos são os mais variados: futebol com os amigos, academia, cursos, salão de beleza. Tem gente que vai para casa mesmo (aqueles que moram fora de Londres e enfrentam uma viagem um pouco mais longa). E tem aqueles que dão uma passadinha no bar, só para variar um pouquinho (uma observação: sim, os londrinos tem mais horas de bar do que urubu de voo).

Dificilmente leva-se trabalho para casa. Se algo é urgente e importante, será terminado no escritório, com hora-extra.

No meu prédio, as 17:45 o ar-condicionado é desligado. Não é esperado que tenha alguém no escritório até tão tarde.

Aqui estou contando a nossa rotina. A rotina de uma “Senior Auditor” e de um “Associate  Director” de dois Bancos de investimento locais (mas de grande porte).

O Marcos trabalha mais do que eu, ele está naquela lista de pessoas que ficam até um pouco mais tarde no escritório para terminar o trabalho. Mas nesse quase um ano que ele está trabalhando aqui, ele só trouxe trabalho para casa duas vezes, e foi quando ele ainda estava se adaptando às atividades.

Comparada com a rotina que tínhamos no Brasil, hoje somos mais eficientes. E uma das coisas mais importantes que aprendemos é que “done is better than perfect” (ou, como dizia um ex-chefe meu: “o bom é inimigo do ótimo”).

Eu me pergunto quase todos os dias se eu serei um dia capaz de me adaptar novamente a rotina de trabalho do Brasil. Ainda mais se tivermos filhos: mães tem mais flexibilidades.

Mas vou deixar para falar dessas flexibilidades em outro post…

Anúncios

2 comentários em “Rotina de trabalho

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: